CNC Router com Arduino – Prime Maker

Fala Ai Pessoal!!?

Este é nosso primeiro “DIY!” (“Do It Yourself ” em português “Faça você mesmo”).

O principal objetivo da série DIY! é ensinar detalhadamente as pessoas a construir e fazer seus próprios projetos. Desenvolver projetos em casa é uma ótima oportunidade para integrar a família, desenvolver a criatividade dos filhos além de estimular a busca por conhecimento.

E para inspiração de todos, o projeto que irei apresentar foi totalmente desenvolvido e construído mais uma vez com a ajuda do meu PAI, Silvio Ivo.

E o primeiro projeto “DIY!” apresentado pela Lord Geek é uma CNC Router com Arduino. Se você nunca ouviu falar em arduino ou tem pavor de eletrônica, não se preocupe o nível de conhecimento exigido não é alto. Mas se ainda sim você não se sentir confortável iremos apresentar alternativas para se livrar disso.

Este projeto recebeu o nome de Prime Maker – CNC Router, o primeiro de uma série de máquinas pessoais que pretendo construir e compartilhar com vocês. A série terá o nome de Prime Maker – Personal Factory.

Mas… para que serve uma CNC Router?

Um equipamento CNC é uma máquina controlada numericamente por computador, capaz de executar movimentos com a precisão de centésimos de milímetros. Na industria essas máquinas são utilizadas nas mais variadas formas de Robô, com por exemplo braços soldadores ou pintores no setor automobilístico.

Os equipamentos CNCs também são utilizados em outras áreas, como em máquinas de cortes de precisão, na usinagem de peças ou moldes para prototipagem e outros.  Para estas aplicações é muito comum a utilização de um CNC Router.

Uma simples CNC Router é caracterizada por uma mesa e uma estrutura que permita 3 graus de liberdade, ou seja, X, Y e Z. Esta estrutura permite que o cabeçote (de impressão, corte ou usinagem) possa ser colocado em qualquer ponto dos três eixos em movimentos simultâneos.

Essa característica permite que uma CNC Router execute qualquer desenho 2D e alguns tipos de peças 3D. A limitação na execução de objetos 3d é pelo fato da peça estar fixa, ou seja, a parte de baixo da peça não pode ser usinada. Devido a este motivo, por vezes um sistema de 3 eixos (router) é referenciado como um sistema capaz de executar 2,5 dimensões. Em muitos projetos são inseridos novos eixos para resolver essa limitação.

Prime Maker CNC Router - Projeto 3D

Prime Maker CNC Router – Projeto 3D

Neste projeto iremos desenvolver passa-à-passo uma CNC Router 2,5D com 3 eixos. Este projeto tem como principal objetivo usinar madeira, plásticos e alguns tipos de ligas moles como por exemplo o alumínio.

Este projeto é apenas uma sugestão de construção, você pode adaptá-lo para suas necessidades e custo. No que se refere a montagem estrutural, o fundamental é construir um sistema que permita a movimentação em 3 eixos através de motores.

No que se refere a parte eletrônica, se não quiser se aventurar pelo mundo do arduino (apenar deste projeto não requerer muito conhecimento sobre arduino), você pode adquirir controladores de mercado, como por exemplo a tb6560 que pode ser facilmente encontrada no Mercado Livre.

Controladora TB6560

Controladora TB6560

Dica:

Essa controladora é uma placa open-hardware, ou seja, o projeto é aberto e você pode desenvolver sua própria controladora se possuir alguma habilidade em eletrônica. Nos links deixarei o projeto eletrônico desta placa para os mais habilidosos e entusiastas (use por sua conta e risco).

Caso decida comprar uma controladora, lembre-se, existem vários modelos e marcas e o mais importante: algumas possuem interface paralela (LPT) e as mais modernas interface USB, fiquem atentos a este detalhe.

O nível profissional deste projeto está ligado diretamente a construção da parte mecênica, ou seja, quanto melhor forem os componentes mecânicos mais precisa e robusta será a sua CNC Router.

Nossa sugestão é que sua primeira CNC seja construída em MDF de 15mm, que ajuda a manter o custo mais baixo sem perder a robustez que esperamos.

Alguns detalhes de montagem serão mostrados através de fotos de uma CNC construída em chapas de Aço de 5mm, que foi a máquina montada por PAI e eu.


Este DIY! está dividido em 7 partes essenciais:

  1. Introdução (Esta página);
  2. Lista de Materiais para mecânica;
  3. Lista de Materiais para eletrônica;
  4. Detalhes mecânicos e de montagem;
  5. Detalhes da montagem eletrônica;
  6. Algumas dicas de uso;
  7. Links e Downloads;

 


LORD GEEK ADVERTE:

O projeto Prime Maker – CNC Router é livre e reflete apenas uma sugestão dos autores. Os autores não se responsabilizam por qualquer dano e ou perdas causados pela construção deste projeto. Use por sua conta e risco.

Aos amantes de DIY! lembramos que esta prática pode causar dependência!! Construa com moderação! 🙂


Mãos a obra e uma ótima diversão a todos!
1 2 3 4 5 6 7

Sobre o Autor

Graduado em Engenharia da Computação pela Universidade do Vale do Paraíba(2006), MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas(2010) e Mestrado em Engenharia e Tecnologias Espaciais na área de Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais pelo INPE(2013). Possuí experiência na área de Ciência da Computação e Engenharia da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, Sistemas bancos de dados e automação.
É um grande apaixonado por tecnologia e assuntos relacionados.

66 Respostas

  1. Joel Moura Santos

    Andre Boa Noite.
    Gostei muito deste blog , inclusive montei uma CNC para fabricar as minhas pcb.
    Uso o Eagle e uso ulp pcb- gcode.
    Acontece o seguinte , as coordenadas da placa na cnc estão dividido por 2 em relação no grbl controller.
    Voce teria como me ajudar, inclusive estou estudando o firmware grbl do arduino, mas ate agora nada.
    Grato

    Responder
    • André Ivo

      Olá Joel!
      Desculpe a demora para responder. Estive ocupado nesses últimos dias.

      Sobre o seu problema:
      O resultado de uma boa precisão nas coordenadas é a soma de vários fatores, como por exemplo a relação de passo do seu fuso, as configurações de seus motores de passo e etc..

      No seu caso, parece que é bem simples, já que está tudo funcionado em proporção diferente.
      Neste caso basta você configurar o firmware do Arduino, basicamente é a relação entre passos e deslocamento.

      No blog tem um passo a passo de como resolver este problema, sem se preocupar com o passo do fuso, ou motor.
      Veja: http://www.lordgeekcafe.com.br/diy-cnc-router-com-arduino/5/

      Se ainda sim ficar com dúvidas pode perguntar que terei o maior prazer em responder.
      Abraço
      André Ivo

      Responder
  2. ricardo

    Olá, parabéns pelo projeto e pelas explicações do processo todo, muito bom.
    Estou com uma dúvida, onde comprar o Big easy driver? Este drive consegue rodar os motores nema 23km-c051-07v?
    Agradeço se puder ajudar.
    Valeu!

    Responder
    • André Ivo

      Bom dia Ricardo, tudo bem?
      Obrigado pelas considerações e pela visita.
      Fico muito contente em saber que meu projeto tem animado as pessoas a construírem suas próprias máquinas.

      Sobre o Big Easy, sim ele consegue tocar este motor. Lembrando que existe uma relação entre a força e velocidade que deseja obter no motor. Esse requisito está ligado diretamente a lei Ohm.
      Assim recomendo uma boa fonte, com tensão e corrente de sobra.
      Este Drive eu comprei na sparkfun, não paguei muito barato, além da demora para chegar, mas foi o único meio de consegui-lo.

      Tem o Easy-drive, ele é mais fraco mas pode ser uma alternativa. O Easy você até encontra no mercado livre, e fazendo as contas e cotação do dolar, pode compensar.
      A minha primeira versão foi feita com o Easy-Drive, que comprei do DX.

      Grande abraço e por favor me mande noticias sobre a construção do seu equipamento baseado na Prime-Maker.

      Abraço
      André Ivo

      Responder
  3. fabiano

    parabens pelos comentarios Estou com uma dúvida em projeta uma cnc sou ourives quero uma cnc para fabrica joias guais sao os motores e os drave que podi me endica obrigado

    Responder
    • André Ivo

      Bom dia Fabiano,
      Obrigado pela visita. tenho grande prazer em compartilhar um pouco de experiência.
      Parabéns pela profissão, acho muito bonito o trabalho de um ourives.

      Seguinte, não é comum usinar diretamente metais preciosos, como ouro e prata, pois o resíduo gerado é muito valioso e muito difícil de recolher, pois na grande maioria das vezes vira um pó.
      Se você estava pensando em usinar diretamente, eu lhe aconselho repensar.

      O que normalmente se faz é usinar em resina ou gesso para gerar uma espécie de molde, e depois fazer o processo de fundição.

      Sobre meu conselho com relação aos motores e drives:
      Eu usaria um nema 17, pois é menor e acredito que aguente bem o trabalho.
      Sobre os drives acho que poderia utilizar o Easy Drive, que também é mais barato e acho que da pro gasto. Lembrando que você ja consegue encontrar alguns fornecedores desses drives no mercado livre. Fazendo as contas sobre cotação do dólar, pode valer a pena.
      Sobre o Spindle, para o seu caso eu aconselho utilizar um desses motores de dentista. veja: http://www.masiequipamentos.com.br/ecommerce_site/categoria_5357_4424_Micro-Motor-Eletrico-

      Acho que é isso, espero ter ajudado.
      Mande notícias sobre o seu projeto.

      Abraço
      André Ivo

      Responder
    • André Ivo

      Sim é possível, tudo depende qual material será, velocidade de avanço, velocidade de corte, ferramenta de corte.
      Neste caso é necessário estudar um pouco sobre o material e a usinagem deste material.

      Abraço
      André Ivo

      Responder
  4. Gabriel

    Olá, antes de mais nada, parabéns pelo conteúdo, muito bom mesmo! agora eu tenho uma dúvida, talvez a primeira de muitas hehe eu queria saber qual é o passo do fuso trapezoidal, pois encontrei varios diferentes, de 1 até 10mm qual vc aconselha? obrigado!

    Responder
    • André Ivo

      Bom dia Gabriel.
      Muito obrigado pela visita.

      Sobre o passo:
      Depende da sua aplicação, pois o passo do fuso juntamente com as configurações de passo do drive do motor vão influenciar diretamente na velocidade e na resolução da sua maquina.

      Se o passo for pequeno você pode conseguir milésimo de milimetros de precisão, mas certamente vai limitar a velocidade de avanço da sua maquina.
      Isso porque o motor terá que girar muito mais vezes para avançar pouco.
      Se a velocidade de corte for mais relevante que a precisão o ideal é que você use um passo maior.

      Essa decisão é um detalhe de aplicabilidade e requisito do seu projeto. Você vai precisa fazer uma avaliação deste detalhe.


      Um exemplo sobre o calculo da precisão:

      O passo no fuso significa uma volta completa. Ou seja se você diz que um fuso tem passo de 1mm significa que ele avança 1mm a cada volta completa.

      Normalmente um motor de passo precisa de 200 passos para fazer uma volta completa. Se o drive estiver configurado para micro passos, 1/16, significa que você deverá multiplicar o numero de passos do motor por 16. Assim o seu conjunto drive motor vai trabalhar a 3200 micro passos para uma volta completa.

      Fazendo as contas da precisão que você irá conseguir com uma configuração dessas:
      precisão = passo do fuso / micropassos;
      precisão = 1mm / 3200;
      precisão = 0,0003125 mm

      Será que você precisa dessa precisão? ou um fuso de passo 10mm já resolveria?
      precisão = 10mm / 3200
      precisão = 0,003125 mm

      Veja que de um exemplo para outro aumentamos em 10x, ou seja, na primeira versão a velocidade de corte é 10x menor que na segunda!

      Espero ter te ajudado com essa explicação. Mas se tiver mais duvidas, pode me escrever que terei o prazer em responder.

      Abraço
      André Ivo

      Responder
  5. Rodrigo

    Muito boa a explicação. Parabéns.
    Tenho os motores Nema17 e controladores easydriver A3967 V44. Tentei usar esse código disponibilizado para fazer a calibração da cnc, porém o motor não para de rodar. Fiquei com dúvida na ligação dos fios, então liguei somente o Direction, stepper e o gnd, além de ligar a fonte de 12V e o motor no controlador.
    Esse código serve para esse motor e driver? Se sim, o que acha que estou fazendo de errado?
    Obrigado pela atenção

    Responder
    • Lord Geek Café

      Bom dia Rodrigo,
      Muito obrigado pela visita!

      Tente este programa e me avise se deu certo!

      int stepPin=2;
      int dirPin=5;
      // Variables will change:
      int dirState = LOW;
      int stepState =LOW;
      long previousMicros = 0;

      // Steps – Default 200 steps per revolution
      long interval = 200;

      void setup() {
      pinMode(dirPin, OUTPUT);
      pinMode(stepPin, OUTPUT);
      previousMicros = micros();
      }

      void loop()
      {
      unsigned long currentMicros = micros();

      if(currentMicros – previousMicros > interval) {

      if (stepState == LOW)
      stepState = HIGH;
      else
      stepState = LOW;

      digitalWrite(stepPin, stepState);
      }
      }

      Responder
      • Rodrigo

        Com esse código, o motor nem chegou a rodar e ainda ficou fazendo um barulho estranho(tuuuuuuuuuuuuuu►♪) rs

      • André Ivo

        Rodrigo, estranho.
        A principio o código está correto.
        A questão do barulho pode ser por vários fatores, que incluem ligação errada ou uma corrente muito alta passando no motor.

        O motor de passo precisa ser energizado para ficar travado, portanto este momento pode requerer que as bobinas fiquem energizadas.

        Sugiro avaliar as ligações e deixe o motor livre sem nenhuma carga e execute o código original.

        Se continuar a ouvir um barulho no motor tente diminuir a corrente enviada para o motor!

        Abraço
        André Ivo

      • Rodrigo

        No primeiro código, do post original, o motor roda normalmente, sem barulho, mas fica rodando eternamente.

        O segundo código(o da resposta), que deu o problema do apito e não o eixo do motor não gira.

      • Rodrigo

        Conferi as ligações e até mesmo tentei faze-las de outra maneira, mas invertendo as ligações, ou o motor não funciona, ou girar para o lado contrário.

  6. César

    Amigo por favor, teria como informar me qual a Área total de trabalho para os eixos, relacionado as medidas dos materiais de montagem.
    Será que da pra usinar 500x500x40 mm?

    Obrigado.

    Responder
  7. Ivãnir Minusso

    Boa tarde André, eu e um amigo estamos montando um brinquedinho desses e estou tendo um pouco de dificuldade nas ligações, pois estamos usando um Arduino nano, drivers HY-DIV268N-5A, e motores de 21 kgf. Posso usar no nano a mesma ligação do exemplo? Aguardo, grato…

    Responder
    • André Ivo

      Bom dia Ivãnir,

      desculpe a demora em responder.
      E muito obrigado pela visita.
      Mas sim, você pode utilizar, a principio não vejo nenhum problema. E a ligação me parece bastante simples.
      Se puder descrever os “sintomas”, ou seja, oq eu está acontecendo quado você liga?

      Abraço
      André Ivo

      Responder
  8. Richard

    olá amigo, muito bom seu projeto, gostei muito e pretendo faze-lo em breve, gostaria
    gostaria de saber como é feito o controle do spindle, como ele é ativado e desativado através do arduino.

    Responder
  9. Ronaldo

    Olá boa tarde, primeiramente Parabéns pelos trabalhos.
    Estou construindo uma cnc como a sua mas estou tendo dificuldades para compra dos componentes como o big easy drive por exemplo, só encontrei o easy drive com corrente bem inferior, teria alguma indicação de algum site que eu poderia estar realizando está compra dentre os outros componentes? Desde já agradeço muito

    Responder
    • André Ivo

      Bom dia Ronaldo,

      tudo bem?
      A maioria dos drives eu comprei na china.
      O Big Easy, não tem jeito, você vai encontrar na SparkFun. Vai ficar um pouco caro, se prepare.
      Agora, você encontrar outros por ai, pois o Big Easy é baseado no chip Allegro A4988.
      Além disso você pode usar tranquilamente o DRv8825.

      Abraço
      André Ivo

      Responder
  10. José Petri

    Olá, antes de mais nada parabéns pelo conteúdo, encontrei tudo o que precisava para meu projeto e já estou comprando as peças =] Vou fazer um video da montagem e colocar no Youtube e recomendar seu site tudo bem?

    Agora fiquei com duvida quanto o motor. Desejo algo bem preciso para fazer peças em madeira dura. E estou pensando em alterar um pouquinho o projeto para aumentar a profundidade (altura) das peças. Espero que a minha retifica de 175W de conta rs.

    Motor: Achei um motor que é diferente do seu e fiz uma comparação: Tensão de fase 5V (o driver aguenta) e 1A na corrente de fase. Ai começaram as duvidas. Como são 4 cabos seriam 2 fases, 2A, ou 4 fases, 4A? E a conexão com 6 cabos aumentaria a precisão do motor? Ele tem 1,8º de precisão, os 4 cabos já chegam neste limite? Como a resistência da fase do motor é de 5 Ohm e o seu de 1,5 Ohm já acredito que seja muito para a plaquinha. Desculpe, mas poderia me ajudar nessa? Esses motores seriam adequados??

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704764768-kit-com-3-motores-de-passo-nema-23-novo-_JM

    Em questão de precisão e força estaria ok? Teria alguma loja melhor para recomendar? Acima desses e com preço quase no limite encontrei só estes

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-684953734-motor-de-passo-nema-23-7kgfcm-200-passos-03-unidades-_JM

    Desculpe te perguntar tanto =/

    O driver e shield eu comprei da China, ano que vem chega rs. E o Arduino já tinha, agora é correr atras do restante =]

    Abraços e sucesso com o site e empreendimentos =]

    Responder
    • André Ivo

      Bom dia José Petri,

      desculpe a demora para responder. Final de ano você sabe como é!!
      Com relação a recomendar o site, por favor fique a vontade. Assim que tiver seu video concluído me avise que coloco o link por aqui também.

      Sobre os motores:
      São 4 fases, os motores Unipolares de 6 fios não são usados com esses drives.

      Sobre a precisão:
      A precisão está ligado as especificações do seu fuso e das configurações do seu drive;
      Além disso o passo do fuso juntamente com as configurações de passo do drive do motor vão influenciar diretamente na velocidade e na resolução da sua maquina.

      Se o passo for pequeno você pode conseguir milésimo de milimetros de precisão, mas certamente vai limitar a velocidade de avanço da sua maquina.
      Isso porque o motor terá que girar muito mais vezes para avançar pouco.
      Se a velocidade de corte for mais relevante que a precisão o ideal é que você use um passo maior.

      Essa decisão é um detalhe de aplicabilidade e requisito do seu projeto. Você vai precisa fazer uma avaliação deste detalhe.

      Um exemplo sobre o calculo da precisão:

      O passo no fuso significa uma volta completa. Ou seja se você diz que um fuso tem passo de 1mm significa que ele avança 1mm a cada volta completa.

      Normalmente um motor de passo precisa de 200 passos para fazer uma volta completa. Se o drive estiver configurado para micro passos, 1/16, significa que você deverá multiplicar o numero de passos do motor por 16. Assim o seu conjunto drive motor vai trabalhar a 3200 micro passos para uma volta completa.

      Fazendo as contas da precisão que você irá conseguir com uma configuração dessas:
      precisão = passo do fuso / micropassos;
      precisão = 1mm / 3200;
      precisão = 0,0003125 mm

      Será que você precisa dessa precisão? ou um fuso de passo 10mm já resolveria?
      precisão = 10mm / 3200
      precisão = 0,003125 mm

      Veja que de um exemplo para outro aumentamos em 10x, ou seja, na primeira versão a velocidade de corte é 10x menor que na segunda!

      Você pode mexer também na configuração do drive. Ao invés de isar micro passos, usar passos completos.

      Espero ter te ajudado com essa explicação. Mas se tiver mais duvidas, pode me escrever que terei o prazer em responder.

      Abraço
      André Ivo

      Responder
  11. José Petri

    Olá, fiz uma pergunta, mas eu acho que ela foi excluída pois coloquei um link de um vendedor, não sei se isso é proibido =X

    Bem, gostaria de saber se este motor serviria para o projeto:

    Grau de passo 1.8
    Tensão de fase 5v
    Corrente de fase 1.0a
    Resistencia de fase 5.0 ohm
    Indutancia de fase 6,2mh
    Quantidade de fios 6
    Torque efetivo 4,6kgf
    Drive compativel -1.7a

    Obrigado

    Responder
    • André Ivo

      Opa,

      bom dia, mais uma vez… rsrs
      Sim acho que aguenta sim…

      Lembrando e completando o que comentei em outra de sua pergunta:
      Quando você diz que gostaria de uma precisão de 1,8° você está dizendo que gostaria de 360°/200.
      Uma volta completa tem 360°. A maioria dos motores de passo tem 200 passos por volta. Então você vai conseguir essa liberdade.
      No entanto para um equipamento como um CNC, a precisão não é medida em graus e sim em milímetros.
      O grau é uma medida angular do motor, para saber se seu equipamento é bom ou não para sua aplicação, você juntar os dados do motor + os dados do fuso e converter para uma medida de avanço em milímetros.
      Como o exemplo que te deu em outra de minhas respostas.

      Outro fator importante é a força do seu motor. A força vai determinar quais os tipos de materiais você consegue contar.
      Neste caso quanto maior a velocidade do motor, menos força você conseguirá e vice-versa.
      Esta questão também definirá qual “tamanho” da fonte você vai precisar.

      Se precisar de muita força, talvez seja necessário uma fonte que entregue maior amperagem.
      Lembre-se da lei de Ohms.

      Abraço
      André Ivo

      Responder
  12. Allisson

    Ola André.. primeiro parabéns pelo post.
    Estou com uma duvida a respeito do seu projeto sobre a fixação da mesa da base, verifiquei os desenhos e fotos e não consegui identificar nenhum parafuso.

    Responder
    • André Ivo

      Bom dia Allisson,

      eu acho que você tem razão, acho que não coloquei nenhum detalhe sobre isso.
      Mas o que fiz, foi soltar uma cantoneira na parte da frente e outra na parte de traseira.
      Coloquei a mesa apenas apoiada.

      Abraço
      André Ivo

      Responder
    • Lord Geek Café

      Bom dia Heber,

      tudo bem?
      As curvas não fazem diferença Heber, elas são apenas para deixar mais bonito. rs.

      Tecnicamente você precisa retirar do centro do eixo a parte superior.

      Mas caso você queira os desenhos originais, faça o download aqui. http://www.lordgeekcafe.com.br/?wpdmdl=777

      As plantas estão em formatos PNG, de figura.
      Elas estão em tamanho real. Se for até uma grafica e pedir a impressão em escala de 1:1, você terá as peças em tamanho real.

      Abraço
      André Ivo

      Responder
  13. Gabriel

    Fala André, tudo bem? antes de mais nada, gostaria de agradecer pelo tutorial, ficou muito bom e clareou muito as ideias aqui heheh
    Agora eu to querendo fazer as peças da estrutura dela em acrilico, e por isso eu precisava dos arquivos do CAD que vc usou ai, vc poderia disponibilizar eles? Valeu!!

    Responder
    • André Ivo

      Bom dia Gabriel,

      obrigado pela visita.
      Infelizmente eu não tenho as peças em CAD. rsrs não sei usar..
      Eu desenhei ela em 3D e depois fiz cortei as peças em Oxycorte.

      Abraço
      André Ivo

      Responder
  14. Felipe

    Boa tarde Amigo, parabéns pelo projeto da sua CNC,
    Deixa te fazer uma pergunta, quanto custou todo o seu projeto?

    Responder
  15. Jose Roberto

    André Ivo boa noite!! Gostei muito do seu projeto e o estou estudando analisando as possibilidade de usar parte dele no meu projeto que pretendo iniciar em breve. O eixo Z seria a parte que eu faria igual. Gostaria se possível pode baixar parte do seu projeto porém os links que você disponibilizou não estão funcionando. Parabéns pela iniciativa e pelo site, excelente trabalho.

    Responder
  16. Roberto

    André,parabéns pela iniciativa, já faz um bom tempo que estou montando uma cnc, já comecei montar a placa cnc 3ax, para porta paralela, e várias outras soluções,a parte mecânica está pronta,e agora com a sua ajuda e o arduino acho que chego ao fim.
    Bem,gostaria de dar uma indicação para o drive,existem placas TB 6560 individuais que trabalham como o Big Easy, e suportam motores até 3 A, pra ser sincero não sei o custo do Big, no ML estes drives individuais TB 6560 custam cerca de R$ 60,00. Terminando a cnc, posto um comentário e talvez um vídeo.Abraços

    Responder
  17. Humberto

    André, parabéns pela pelo site, e pelo excelente trabalho.
    Os links que você disponibilizou não estão funcionando.

    Responder
    • André Ivo

      Bom dia Humberto,

      obrigado pela visita!
      Realmente estou com problema nos links. Preciso de um tempo para acertar isso.
      Me envie um email que eu retorno com os arquivos para você!

      Abraço
      André Ivo

      Responder
  18. Roberto

    Andre, muito obrigado pela iniciativa.

    estou na fase de configurar a precisão da cnc, então me surgiu uma dúvida primária, eu nunca trabalhei com o arduino,como envio o programa dos 200 pulsos para o arduino, o GRBL está instalado, o arduino reconhece diretamente a programação, não é necessário nenhum include, ou preparação, somente copiar e colar o programa exemplo na ide? como disse a dúvida é primária.

    Responder
  19. João Carlos Zilli

    Boa tarde,
    Achei muito interessante seu cnc, gostaria de ter acesso aos downloads, mas não estou conseguindo acessar o subitem 7 (downloads)
    Algum outro link ???
    No aguardo,
    Zilli

    Responder
    • André Ivo

      Bom dia Zilli,

      obrigado pela visita!
      Realmente estou com problema nos links. Preciso de um tempo para acertar isso.
      Me envie um email que eu retorno com os arquivos para você!

      Abraço
      André Ivo

      Responder
  20. Jose

    André,
    Parabéns pelo projeto e obrigado por compartilhar. Tenho uma dúvida, qual a área máxima que uma cnc baseada em Arduíno+ grbl pode trabalhar?
    Obrigado pela atenção!

    Responder
    • André Ivo

      Bom dia José,

      obrigado pelo contato.
      Desculpe a demora, estive ocupado com outras atividades.

      Não tem limite por SW, mas sim por HW.
      Depende da sua montagem fisica.

      Abraço
      André Ivo

      Responder
    • André Ivo

      Parabéns gabriel!!
      Muito bom ver que o seu projeto está quase finalizado e foi baseado no nosso.

      Quando tiver mais videos mande pra gente.

      Abraço e boa sorte!
      André Ivo

      Responder
  21. Valdecir

    Opa, meus parabéns pelo projeto, poderia disponibilizar os downloads referente a estrutura da mesa por favor? Não está funcionando o link disponibilizado, agradeço desde já!

    Responder
  22. sergio

    hola muy bueno todo, yo utilizo artcam pro, tengo una cnc casera con arduino uno + shield y grbl 0.8c, con universal gcode sender, pero no se que postprocesador usar en artcam para poder mecanuizar, me ayudaria

    Responder
  23. Alcides

    Olá André boa noite.

    Parabéns pelo projeto, gostei muito e estou montando uma com motores Nema23, Arduino Uno, CNC Shield V3 e drivers A4988, porém não consegui fazer o download dos desenhos da estrutura. Você faria a gentileza de me enviar os desenhos por e-mail?

    Desde já agradeço,
    Um abraço.

    Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.